Sobre o glaucoma | Sobre HRT | Sobre lentes de contato
GLAUCOMA

Glaucoma é uma doença do Nervo Óptico (neuropatia) relacionada com a pressão ocular elevada. É uma doença de evolução geralmente lenta e sem sintomas, mas com lesão irreversível podendo levar à perda visual permanente.


Hipertensão ocular é o fator de risco mais importante para a progressão da lesão. Entretanto, há casos de glaucoma que não apresentam pressão elevada, bem como existem casos de hipertensão ocular que não apresentam glaucoma.


O exame do Nervo Óptico (NO) é a forma mais adequada de se fazer o diagnóstico e o acompanhamento. O dano típico ao nervo óptico que ocorre no glaucoma é conhecido como "escavação patológica".


Como não existem formas de regeneração ou cura da lesão, o diagnóstico precoce, com prevenção da progressão da neuropatia é fundamental. A conscientização do paciente e de seus familiares sobre a necessidade do controle e uso adequado da medicação prescrita é fundamental. Os tratamentos para deter seu avanço são: o uso de colírios anti-hipertensivos, procedimentos à laser e cirúrgicos como trabeculectomia e esclerotomia profunda.