Sobre o glaucoma | Sobre HRT | Sobre lentes de contato
Lentes de Contato


Lentes de contato são lentes oftálmicas que ficam em contato com a córnea e superfície ocular, que podem ter diferentes funções: corretiva, cosmética, corretivo-cosmética ou terapêutica.


As lentes de contato geralmente servem para a mesma proposta corretiva que os óculos convencionais, ou seja, para os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A presbiopia (vista cansada) também pode ser tratada com diferentes estratégias para adaptação de lentes de contato, como báscula, monovisão e lentes multifocais.


Cada paciente deve ser devidamente examinado e avaliado para se escolher a opção mais segura e mais adequada.


As lentes devem ser adaptadas por um especialista, de modo a possibilitar um uso confortável e seguro do paciente. Complicações potencialmente graves, relacionadas com a má adaptação e/ou uso inadequado das LC, podem ocorrer.


A capacidade de uma LC transportar o oxigênio do ar para a córnea é que determina o número de horas de uso. Esse tempo não é igual para todos, devido às diferenças individuais influenciadas pela qualidade e quantidade do filme lacrimal. O controle da adaptação pelo oftalmologista pode determinar o tempo de uso ideal para cada pessoa.